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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliações de larga escala como ampliadoras das desigualdades sociais: um estudo sobre o ENEM
Autor(es): Lucas, Giulia Vogel
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Magalhães , Fabiana Gomes de
Resumo: Esta pesquisa investigou as avaliações de larga escala, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e seu papel na ampliação das desigualdades sociais no contexto educacional. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio de uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema, com base em fontes como artigos científicos e publicações acadêmicas. Os resultados apontam que o ENEM, como principal avaliação em larga escala no Brasil, não tem cumprido seus objetivos de promover a equidade no acesso à educação, evidenciando uma disparidade entre alunos de escolas públicas e privadas. Conclui-se que é necessário repensar as políticas educacionais e buscar alternativas que priorizem uma educação igualitária e abrangente, superando as limitações das avaliações de larga escala
Abstract: -
Palavras-chave: ENEM
Desigualdades Sociais
Políticas Educacionais
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695
Data do documento: 30-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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