https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
giuliavogellucas 3.pdf | 260.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães , Fabiana Gomes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/3828343570426016 | pt_BR |
dc.creator | Lucas, Giulia Vogel | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T11:34:54Z | - |
dc.date.available | 2023-07-30 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T11:34:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou as avaliações de larga escala, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e seu papel na ampliação das desigualdades sociais no contexto educacional. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio de uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema, com base em fontes como artigos científicos e publicações acadêmicas. Os resultados apontam que o ENEM, como principal avaliação em larga escala no Brasil, não tem cumprido seus objetivos de promover a equidade no acesso à educação, evidenciando uma disparidade entre alunos de escolas públicas e privadas. Conclui-se que é necessário repensar as políticas educacionais e buscar alternativas que priorizem uma educação igualitária e abrangente, superando as limitações das avaliações de larga escala | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades Sociais | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Avaliações de larga escala como ampliadoras das desigualdades sociais: um estudo sobre o ENEM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License