Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
giuliavogellucas 3.pdf260.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliações de larga escala como ampliadoras das desigualdades sociais: um estudo sobre o ENEM
Autor(es): Lucas, Giulia Vogel
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Magalhães , Fabiana Gomes de
Resumo: Esta pesquisa investigou as avaliações de larga escala, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e seu papel na ampliação das desigualdades sociais no contexto educacional. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio de uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema, com base em fontes como artigos científicos e publicações acadêmicas. Os resultados apontam que o ENEM, como principal avaliação em larga escala no Brasil, não tem cumprido seus objetivos de promover a equidade no acesso à educação, evidenciando uma disparidade entre alunos de escolas públicas e privadas. Conclui-se que é necessário repensar as políticas educacionais e buscar alternativas que priorizem uma educação igualitária e abrangente, superando as limitações das avaliações de larga escala
Resumen : -
Palabras clave : ENEM
Desigualdades Sociais
Políticas Educacionais
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695
Fecha de publicación : 30-jul-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons