Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giuliavogellucas 3.pdf260.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliações de larga escala como ampliadoras das desigualdades sociais: um estudo sobre o ENEM
Author: Lucas, Giulia Vogel
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Magalhães , Fabiana Gomes de
Resumo: Esta pesquisa investigou as avaliações de larga escala, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e seu papel na ampliação das desigualdades sociais no contexto educacional. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio de uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema, com base em fontes como artigos científicos e publicações acadêmicas. Os resultados apontam que o ENEM, como principal avaliação em larga escala no Brasil, não tem cumprido seus objetivos de promover a equidade no acesso à educação, evidenciando uma disparidade entre alunos de escolas públicas e privadas. Conclui-se que é necessário repensar as políticas educacionais e buscar alternativas que priorizem uma educação igualitária e abrangente, superando as limitações das avaliações de larga escala
Abstract: -
Keywords: ENEM
Desigualdades Sociais
Políticas Educacionais
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695
Issue Date: 30-Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons