Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deboradefreitasviegas.pdfPDF/A1.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gênero e aprendizagem: as diferentes oportunidades de meninas e meninos e o impacto no desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
Autor(es): Viégas, Débora de Freitas
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Silva, Carla Silva
Resumo: Partindo da evidência empírica de que homens e mulheres cearenses têm diferentes oportunidades no mercado de trabalho, esta pesquisa visa buscar evidências que deem suporte à esta realidade através de dados de desempenho na aprendizagem educacional na Educação Básica. Para isto, as proficiências em Língua Portuguesa e Matemática no SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) das meninas e meninos de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e 3º ano do Ensino Médio (EM) entre os anos de 2008 e 2019 foram analisadas para identificar possíveis justificativas para uma futura diferença de oportunidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa, no entanto, concluem que existe uma determinada igualdade de desempenho entre meninas e meninos, o que traz luz a uma problemática que poderá vir a ser explicada em futuras pesquisas, mas que, por evidência, não tem comprovações na diferença de desempenho cognitivo entre diferentes gêneros.
Abstract: -
Palavras-chave: Aprendizagem
Gênero
SPAECE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons