https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
deboradefreitasviegas.pdf | PDF/A | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Burgos, Marcelo Tadeu Baumann | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7419302491760122 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Carla Silva | - |
dc.creator | Viégas, Débora de Freitas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4104963105775842 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T12:24:49Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T12:24:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Partindo da evidência empírica de que homens e mulheres cearenses têm diferentes oportunidades no mercado de trabalho, esta pesquisa visa buscar evidências que deem suporte à esta realidade através de dados de desempenho na aprendizagem educacional na Educação Básica. Para isto, as proficiências em Língua Portuguesa e Matemática no SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) das meninas e meninos de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e 3º ano do Ensino Médio (EM) entre os anos de 2008 e 2019 foram analisadas para identificar possíveis justificativas para uma futura diferença de oportunidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa, no entanto, concluem que existe uma determinada igualdade de desempenho entre meninas e meninos, o que traz luz a uma problemática que poderá vir a ser explicada em futuras pesquisas, mas que, por evidência, não tem comprovações na diferença de desempenho cognitivo entre diferentes gêneros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | SPAECE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Gênero e aprendizagem: as diferentes oportunidades de meninas e meninos e o impacto no desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License