Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
deboradefreitasviegas.pdfPDF/A1.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Gênero e aprendizagem: as diferentes oportunidades de meninas e meninos e o impacto no desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
Autor(es): Viégas, Débora de Freitas
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Miembros Examinadores: Alves, Márcio Fagundes
Miembros Examinadores: Silva, Carla Silva
Resumo: Partindo da evidência empírica de que homens e mulheres cearenses têm diferentes oportunidades no mercado de trabalho, esta pesquisa visa buscar evidências que deem suporte à esta realidade através de dados de desempenho na aprendizagem educacional na Educação Básica. Para isto, as proficiências em Língua Portuguesa e Matemática no SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) das meninas e meninos de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e 3º ano do Ensino Médio (EM) entre os anos de 2008 e 2019 foram analisadas para identificar possíveis justificativas para uma futura diferença de oportunidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa, no entanto, concluem que existe uma determinada igualdade de desempenho entre meninas e meninos, o que traz luz a uma problemática que poderá vir a ser explicada em futuras pesquisas, mas que, por evidência, não tem comprovações na diferença de desempenho cognitivo entre diferentes gêneros.
Resumen : -
Palabras clave : Aprendizagem
Gênero
SPAECE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225
Fecha de publicación : 31-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons