Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deboradefreitasviegas.pdfPDF/A1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gênero e aprendizagem: as diferentes oportunidades de meninas e meninos e o impacto no desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
Author: Viégas, Débora de Freitas
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Referee Member: Alves, Márcio Fagundes
Referee Member: Silva, Carla Silva
Resumo: Partindo da evidência empírica de que homens e mulheres cearenses têm diferentes oportunidades no mercado de trabalho, esta pesquisa visa buscar evidências que deem suporte à esta realidade através de dados de desempenho na aprendizagem educacional na Educação Básica. Para isto, as proficiências em Língua Portuguesa e Matemática no SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) das meninas e meninos de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e 3º ano do Ensino Médio (EM) entre os anos de 2008 e 2019 foram analisadas para identificar possíveis justificativas para uma futura diferença de oportunidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa, no entanto, concluem que existe uma determinada igualdade de desempenho entre meninas e meninos, o que traz luz a uma problemática que poderá vir a ser explicada em futuras pesquisas, mas que, por evidência, não tem comprovações na diferença de desempenho cognitivo entre diferentes gêneros.
Abstract: -
Keywords: Aprendizagem
Gênero
SPAECE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13225
Issue Date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons