https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/840
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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luizalbertosilvestredonascimento.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Corpo e literatura: ressonâncias de vida e educação – a escola num modo de aprendizagem em ser divino com a palavra |
Autor(es): | Nascimento, Luiz Alberto Silvestre do |
Orientador: | Clareto, Sônia Maria |
Miembros Examinadores: | Dias, Romualdo |
Miembros Examinadores: | Bruno, Mário |
Miembros Examinadores: | Lopez, Maximiliano Valerio |
Miembros Examinadores: | Ferrari, Anderson |
Resumo: | Esta pesquisa parte do tema principal Corpo e Literatura – a Palavra em estado de arte, arte com a Palavra como experiência decisivamente humana. A Palavra, mesmo que impalpável, mas que tem a potência de compor mundos, de possibilitar compormo-nos com o outro e conosco mesmos. A Palavra aqui é a que não se limita apenas a nomear, mas é Palavra que confere existência, produz uma Ética de existência. E a palavra, assim, em sua potência nunca é pronta e nem pode estar pronta, mas está sempre a arranjar-se nos encontros. Assim também o Corpo – nunca se sabe o que pode um corpo, de que afetos ele é capaz. O Corpo constitui-se e aos seus afetos nos encontros, nas afecções, vai sendo afetado por todos os lados por uma infinidade de relações, a cada instante, a todo instante. O Corpo – uma zona aberta afetiva. O afeto – a avaliação, o efeito dos encontros de um Corpo. Assim, a Palavra de um Corpo diz de seu existir nos encontros, diz dos seus afetos. Tomar uma Escola como Corpo. Ouvir a Palavra que circula e se cria constantemente, diz dos encontros, dos afetos, da potência de agir de um Corpo-Escola. Ouvir de um Corpo-Escola a Palavra falada, escrita, dada a ler, a escrever, a pensar e, daí, poder entender melhor as relações de um Corpo-Escola consigo mesma, com o outro e com o mundo num processo ininterrupto com a Vida. Para essa experiência investigativa da e com a Palavra de um Corpo-Escola pensamos com a Filosofia, fundamentalmente com Spinoza, e com a Literatura. Desses encontros, então, o ensejo de um exercício de escrita Cartográfica da experiência de acontecimentos, da processualidade das afecções e dos afetos que atravessam a produção da pesquisa que implicam e complicam a Educação e um Corpo-Escola numa Ética imanente à Vida absolutamente infinita. |
Resumen : | This research is the main theme Body and Literature - the Word in a state of art, with the Word as decisively human experience. The Word, even though impalpable, but it has the power to compose worlds, to enable us constitute with others and with ourselves. The Word here is not just limited to name, but it is the Word that confers existence, produces an Ethics of existence. And the word thus in his power is never ready and can’t be ready, but it's always to get us meetings, in relations. So the body - you never know what can a body, that affects it is capable. The Body is constituted and its affects in the encounters, affections, will be affected by all sides by a multitude of relationships, every moment. The Body - an affective open zone. Affection - assessing the effect of one body encounters. Thus, the Word says a body exists in its encounters, says of his affections. Taking a School as a Body. Hear the Word that creates and circulates constantly says the encounters, the affections, the power to act of a body – in this case a School. Listen from a Body-School - the spoken word, writing, given to reading, writing, thinking, and hence to better understand the relationships of a Body - school herself, with others and with the world in a continuous process with full of life. For this investigative experience with the word of a Body-School, we think with Philosophy, fundamentally with Spinoza, and with Literature. These encounters, then the opportunity write and exercise one Cartographic experience of events, the processuality of affections and emotions running through this investigation in one production wherein involve and complicate a Body-School and Education an Ethics in the Life immanent and absolutely infinite. |
Palabras clave : | Corpo Escola Literatura Palavra Educação Spinoza Cartografia Body School Literature Word Education Spinoza Cartography |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/840 |
Fecha de publicación : | 24-mar-2014 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
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