Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/840
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizalbertosilvestredonascimento.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Corpo e literatura: ressonâncias de vida e educação – a escola num modo de aprendizagem em ser divino com a palavra
Author: Nascimento, Luiz Alberto Silvestre do
First Advisor: Clareto, Sônia Maria
Referee Member: Dias, Romualdo
Referee Member: Bruno, Mário
Referee Member: Lopez, Maximiliano Valerio
Referee Member: Ferrari, Anderson
Resumo: Esta pesquisa parte do tema principal Corpo e Literatura – a Palavra em estado de arte, arte com a Palavra como experiência decisivamente humana. A Palavra, mesmo que impalpável, mas que tem a potência de compor mundos, de possibilitar compormo-nos com o outro e conosco mesmos. A Palavra aqui é a que não se limita apenas a nomear, mas é Palavra que confere existência, produz uma Ética de existência. E a palavra, assim, em sua potência nunca é pronta e nem pode estar pronta, mas está sempre a arranjar-se nos encontros. Assim também o Corpo – nunca se sabe o que pode um corpo, de que afetos ele é capaz. O Corpo constitui-se e aos seus afetos nos encontros, nas afecções, vai sendo afetado por todos os lados por uma infinidade de relações, a cada instante, a todo instante. O Corpo – uma zona aberta afetiva. O afeto – a avaliação, o efeito dos encontros de um Corpo. Assim, a Palavra de um Corpo diz de seu existir nos encontros, diz dos seus afetos. Tomar uma Escola como Corpo. Ouvir a Palavra que circula e se cria constantemente, diz dos encontros, dos afetos, da potência de agir de um Corpo-Escola. Ouvir de um Corpo-Escola a Palavra falada, escrita, dada a ler, a escrever, a pensar e, daí, poder entender melhor as relações de um Corpo-Escola consigo mesma, com o outro e com o mundo num processo ininterrupto com a Vida. Para essa experiência investigativa da e com a Palavra de um Corpo-Escola pensamos com a Filosofia, fundamentalmente com Spinoza, e com a Literatura. Desses encontros, então, o ensejo de um exercício de escrita Cartográfica da experiência de acontecimentos, da processualidade das afecções e dos afetos que atravessam a produção da pesquisa que implicam e complicam a Educação e um Corpo-Escola numa Ética imanente à Vida absolutamente infinita.
Abstract: This research is the main theme Body and Literature - the Word in a state of art, with the Word as decisively human experience. The Word, even though impalpable, but it has the power to compose worlds, to enable us constitute with others and with ourselves. The Word here is not just limited to name, but it is the Word that confers existence, produces an Ethics of existence. And the word thus in his power is never ready and can’t be ready, but it's always to get us meetings, in relations. So the body - you never know what can a body, that affects it is capable. The Body is constituted and its affects in the encounters, affections, will be affected by all sides by a multitude of relationships, every moment. The Body - an affective open zone. Affection - assessing the effect of one body encounters. Thus, the Word says a body exists in its encounters, says of his affections. Taking a School as a Body. Hear the Word that creates and circulates constantly says the encounters, the affections, the power to act of a body – in this case a School. Listen from a Body-School - the spoken word, writing, given to reading, writing, thinking, and hence to better understand the relationships of a Body - school herself, with others and with the world in a continuous process with full of life. For this investigative experience with the word of a Body-School, we think with Philosophy, fundamentally with Spinoza, and with Literature. These encounters, then the opportunity write and exercise one Cartographic experience of events, the processuality of affections and emotions running through this investigation in one production wherein involve and complicate a Body-School and Education an Ethics in the Life immanent and absolutely infinite.
Keywords: Corpo
Escola
Literatura
Palavra
Educação
Spinoza
Cartografia
Body
School
Literature
Word
Education
Spinoza
Cartography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/840
Issue Date: 24-Mar-2014
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.