Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3469
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ricardobevilaquaprocopio.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Geometria como um curso de serviço para a licenciatura de matemática: uma leitura da perspectiva do modelo dos campos semânticos
Autor(es): Procópio, Ricardo Bevilaqua
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Oliveira, Viviane Cristina Almada de
Membro da banca: Olimpio Junior, Antonio
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar características de um Curso de Serviço em Geometria destinado a Licenciatura em Matemática. É um projeto de Educação Matemática, desenvolvido com foco nos processos de ensino e de aprendizagem em Geometria e na formação profissional do Professor de Matemática. Este trabalho se caracteriza por uma abordagem qualitativa e utiliza como base teórica os pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos. Busca incentivar os diferentes modos de produção de significados em sala de aula, especialmente em relação às questões de visualização e de representação gráfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma universidade federal, ao longo de um ano letivo onde o pesquisador lecionou as disciplinas Geometria Plana e Geometria Espacial em turmas de estudantes da graduação em Matemática. Nossa proposta é pela inclusão de outras geometrias e pelo uso de estratégias metodológicas alternativas em oposição ao modelo tradicional de ensino de Geometria.
Abstract: The main purpose of this research is to identify characteristics of a Geometry Service Course for Mathematics Degree. It is a project in Mathematics Education, developed with focus on processes of Geometry‟s teaching and learning and on the professional formation of a Mathematics‟ teacher. The study is characterized by a qualitative approach, assuming the theoretical basis of the Model of Semantic Fields. It attempts to encourage different ways of meaning production in the classroom, particularly those related to visualization and graphical representation. A field research was conducted at a federal university during an academic period, when the researcher taught Plane Geometry and Space Geometry to graduate Mathematics‟ students. Our proposal is the inclusion of other geometries as well as the use of strategic alternatives methodologies instead of the traditional method of Geometry‟s teaching.
Palavras-chave: Educação Matemática
Ensino e aprendizagem
Curso de serviço
Produção de significados
Geometria
Mathematics Education
Teaching and Learning
Service Course
Meaning Production
Geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3469
Data do documento: 9-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.