Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3469
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ricardobevilaquaprocopio.pdf2.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Geometria como um curso de serviço para a licenciatura de matemática: uma leitura da perspectiva do modelo dos campos semânticos
Autor(es): Procópio, Ricardo Bevilaqua
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Oliveira, Viviane Cristina Almada de
Miembros Examinadores: Olimpio Junior, Antonio
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar características de um Curso de Serviço em Geometria destinado a Licenciatura em Matemática. É um projeto de Educação Matemática, desenvolvido com foco nos processos de ensino e de aprendizagem em Geometria e na formação profissional do Professor de Matemática. Este trabalho se caracteriza por uma abordagem qualitativa e utiliza como base teórica os pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos. Busca incentivar os diferentes modos de produção de significados em sala de aula, especialmente em relação às questões de visualização e de representação gráfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma universidade federal, ao longo de um ano letivo onde o pesquisador lecionou as disciplinas Geometria Plana e Geometria Espacial em turmas de estudantes da graduação em Matemática. Nossa proposta é pela inclusão de outras geometrias e pelo uso de estratégias metodológicas alternativas em oposição ao modelo tradicional de ensino de Geometria.
Resumen : The main purpose of this research is to identify characteristics of a Geometry Service Course for Mathematics Degree. It is a project in Mathematics Education, developed with focus on processes of Geometry‟s teaching and learning and on the professional formation of a Mathematics‟ teacher. The study is characterized by a qualitative approach, assuming the theoretical basis of the Model of Semantic Fields. It attempts to encourage different ways of meaning production in the classroom, particularly those related to visualization and graphical representation. A field research was conducted at a federal university during an academic period, when the researcher taught Plane Geometry and Space Geometry to graduate Mathematics‟ students. Our proposal is the inclusion of other geometries as well as the use of strategic alternatives methodologies instead of the traditional method of Geometry‟s teaching.
Palabras clave : Educação Matemática
Ensino e aprendizagem
Curso de serviço
Produção de significados
Geometria
Mathematics Education
Teaching and Learning
Service Course
Meaning Production
Geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3469
Fecha de publicación : 9-ago-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.