Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3469
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardobevilaquaprocopio.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Viviane Cristina Almada de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769515Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Olimpio Junior, Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770479T3pt_BR
dc.creatorProcópio, Ricardo Bevilaqua-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550372E0pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T14:33:41Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-23T14:33:41Z-
dc.date.issued2011-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3469-
dc.description.abstractThe main purpose of this research is to identify characteristics of a Geometry Service Course for Mathematics Degree. It is a project in Mathematics Education, developed with focus on processes of Geometry‟s teaching and learning and on the professional formation of a Mathematics‟ teacher. The study is characterized by a qualitative approach, assuming the theoretical basis of the Model of Semantic Fields. It attempts to encourage different ways of meaning production in the classroom, particularly those related to visualization and graphical representation. A field research was conducted at a federal university during an academic period, when the researcher taught Plane Geometry and Space Geometry to graduate Mathematics‟ students. Our proposal is the inclusion of other geometries as well as the use of strategic alternatives methodologies instead of the traditional method of Geometry‟s teaching.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar características de um Curso de Serviço em Geometria destinado a Licenciatura em Matemática. É um projeto de Educação Matemática, desenvolvido com foco nos processos de ensino e de aprendizagem em Geometria e na formação profissional do Professor de Matemática. Este trabalho se caracteriza por uma abordagem qualitativa e utiliza como base teórica os pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos. Busca incentivar os diferentes modos de produção de significados em sala de aula, especialmente em relação às questões de visualização e de representação gráfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma universidade federal, ao longo de um ano letivo onde o pesquisador lecionou as disciplinas Geometria Plana e Geometria Espacial em turmas de estudantes da graduação em Matemática. Nossa proposta é pela inclusão de outras geometrias e pelo uso de estratégias metodológicas alternativas em oposição ao modelo tradicional de ensino de Geometria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCurso de serviçopt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectService Coursept_BR
dc.subjectMeaning Productionpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleGeometria como um curso de serviço para a licenciatura de matemática: uma leitura da perspectiva do modelo dos campos semânticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.