Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2686
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
gilsonluizbretasdafonseca.pdf672.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Qualidade dos indicadores educacionais para avaliação de escolas e redes públicas de ensino básico no Brasil
Autor(es): Fonseca, Gilson Luiz Bretas da
Orientador: Melo, Manuel Palácios da Cunha e
Co-orientador: Soares, Tufi Machado
Miembros Examinadores: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Resumo: A partir do levantamento de indicadores educacionais utilizados por relevantes organismos estrangeiros (OCDE e NCES) e nacional (INEP), são selecionados os indicadores mais relevantes utilizados no Brasil para avaliação de escolas e redes de ensino básico: a taxa de atendimento, as taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) e o IDEB. Suas fontes (Censo Demográfico, PNAD, Censo Escolar e sistemas de gestão educacional), com exceção do que se refere à proficiência, são analisadas quanto à qualidade dos dados produzidos e os indicadores selecionados têm avaliadas as suas características de validade e fidedignidade.
Resumen : -
Palabras clave : Indicadores educacionais
Fontes de dados educacionais
Qualidade de indicadores educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2686
Fecha de publicación : 9-sep-2010
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.