Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2686
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gilsonluizbretasdafonseca.pdf672.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Qualidade dos indicadores educacionais para avaliação de escolas e redes públicas de ensino básico no Brasil
Author: Fonseca, Gilson Luiz Bretas da
First Advisor: Melo, Manuel Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Soares, Tufi Machado
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Resumo: A partir do levantamento de indicadores educacionais utilizados por relevantes organismos estrangeiros (OCDE e NCES) e nacional (INEP), são selecionados os indicadores mais relevantes utilizados no Brasil para avaliação de escolas e redes de ensino básico: a taxa de atendimento, as taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) e o IDEB. Suas fontes (Censo Demográfico, PNAD, Censo Escolar e sistemas de gestão educacional), com exceção do que se refere à proficiência, são analisadas quanto à qualidade dos dados produzidos e os indicadores selecionados têm avaliadas as suas características de validade e fidedignidade.
Abstract: -
Keywords: Indicadores educacionais
Fontes de dados educacionais
Qualidade de indicadores educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2686
Issue Date: 9-Sep-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.