https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marcelamoraesribeiro.pdf | 641.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Currículo e contrarreformas: a educação de jovens e adultos frente ao novo ensino médio em Minas Gerais |
Autor(es): | Ribeiro, Marcela Moraes |
Primeiro Orientador: | Torres, Mariana Cassab |
Membro da banca: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Resumo: | A educação é, por natureza, um campo permeado por disputas ideológicas, refletindo tensões entre diferentes visões sobre o papel do ensino na sociedade. Com a ascensão de governos neoconservadores e neoliberais no Brasil, observa-se um ataque crescente à educação pública, especialmente no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade historicamente negligenciada e fragilizada pelo descaso público. As reformas educacionais em curso, inspiradas pelos preceitos neoliberais, têm contribuído para o desmantelamento da educação pública presencial de financiamento público e no contexto da escola, afetando especialmente essa modalidade, que carece de políticas públicas efetivas e contínuas. Com base em uma análise documental, este trabalho busca compreender os impactos do Novo Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, explorando como a atual reforma e o contexto político influenciam a oferta dos currículos prescritos para a modalidade formulados pelo estado de Minas Gerais. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Currículo Neoliberalismo Contrarreformas Novo ensino médio EJA |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545 |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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