Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelamoraesribeiro.pdf641.34 kBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Currículo e contrarreformas: a educação de jovens e adultos frente ao novo ensino médio em Minas Gerais
Author: Ribeiro, Marcela Moraes
First Advisor: Torres, Mariana Cassab
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Resumo: A educação é, por natureza, um campo permeado por disputas ideológicas, refletindo tensões entre diferentes visões sobre o papel do ensino na sociedade. Com a ascensão de governos neoconservadores e neoliberais no Brasil, observa-se um ataque crescente à educação pública, especialmente no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade historicamente negligenciada e fragilizada pelo descaso público. As reformas educacionais em curso, inspiradas pelos preceitos neoliberais, têm contribuído para o desmantelamento da educação pública presencial de financiamento público e no contexto da escola, afetando especialmente essa modalidade, que carece de políticas públicas efetivas e contínuas. Com base em uma análise documental, este trabalho busca compreender os impactos do Novo Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, explorando como a atual reforma e o contexto político influenciam a oferta dos currículos prescritos para a modalidade formulados pelo estado de Minas Gerais.
Abstract: -
Keywords: Currículo
Neoliberalismo
Contrarreformas
Novo ensino médio
EJA
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545
Issue Date: 13-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons