Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcelamoraesribeiro.pdf641.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Currículo e contrarreformas: a educação de jovens e adultos frente ao novo ensino médio em Minas Gerais
Autor(es): Ribeiro, Marcela Moraes
Orientador: Torres, Mariana Cassab
Miembros Examinadores: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Resumo: A educação é, por natureza, um campo permeado por disputas ideológicas, refletindo tensões entre diferentes visões sobre o papel do ensino na sociedade. Com a ascensão de governos neoconservadores e neoliberais no Brasil, observa-se um ataque crescente à educação pública, especialmente no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade historicamente negligenciada e fragilizada pelo descaso público. As reformas educacionais em curso, inspiradas pelos preceitos neoliberais, têm contribuído para o desmantelamento da educação pública presencial de financiamento público e no contexto da escola, afetando especialmente essa modalidade, que carece de políticas públicas efetivas e contínuas. Com base em uma análise documental, este trabalho busca compreender os impactos do Novo Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, explorando como a atual reforma e o contexto político influenciam a oferta dos currículos prescritos para a modalidade formulados pelo estado de Minas Gerais.
Resumen : -
Palabras clave : Currículo
Neoliberalismo
Contrarreformas
Novo ensino médio
EJA
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545
Fecha de publicación : 13-mar-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons