Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15689
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flaviosotoguizilini.pdf715.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os processos de alfabetização e letramento nas atividades escolares em tempos de ensino remoto
Autor(es): Guizilini, Flávio Soto
Primeiro Orientador: Reis, Andreia Rezende Garcia
Membro da banca: Costa, Miriam Fernanda
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a configuração das atividades propostas aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em contexto de pandemia e ensino remoto. Partimos da concepção de que os processos de alfabetização e letramento precisam caminhar juntos e a partir de uma concepção discursiva de linguagem. As atividades analisadas compõem um conjunto de atividades elaboradas por professoras alfabetizadoras de uma escola municipal do município de Juiz de Fora, ao longo da Pandemia da Covid-19 e da necessidade do ensino remoto. Os resultados apontam para a interdisciplinaridade nas atividades e também para a adoção de uma perspectiva discursiva nas atividades de alfabetização, aliando os processos de alfabetização e letramento.
Abstract: -
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Ensino remoto
Atividades escolares
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15689
Data do documento: 21-Fev-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons