Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15432
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luisricardoguedeskelmer.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo de progressão aritmética no ensino médio com uso de uma planilha eletrônica gratuita
Autor(es): Kelmer, Luis Ricardo Guedes
Primeiro Orientador: Rosa, Valéria Mattos da
Membro da banca: Mazorche, Sandro Rodrigues
Membro da banca: Bastos, Fernando de Souza
Resumo: O conteúdo de progressão aritmética faz parte do currículo da Matemática do Ensino Médio, apresentando-se em várias situações cotidianas que seguem padrões, como por exemplo na matemática financeira e na combinatória. Um dos objetivos gerais do ensino de matemática refere-se à necessidade de interpretar, descrever, representar e argumentar, construindo assim, uma comunicação matemática e fazendo uso de diversas linguagens, estabelecendo relações entre elas e diferentes representações matemáticas. Este trabalho visa abordar o conteúdo de progressão aritmética aplicada ao Ensino Médio com a utilização de uma planilha eletrônica gratuita para trabalhar com questões sobre o assunto.
Abstract: The arithmetic progression content is part of the High School Mathematics curriculum, appearing in several everyday situations that follow patterns, such as financial mathematics and combinatorics. One of the general objectives of teaching mathematics refers to the need to interpret, describe, represent and argue, thus building mathematical communication and making use of different languages, establishing relationships between them and different mathematical representations. This work aims to address the content of arithmetic progression applied to High School using a free spreadsheet to work with questions on the subject.
Palavras-chave: Progressão aritmética
Ensino médio
Planilha eletrônica
Arithmetic progression
High school
Electronic spreadsheet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15432
Data do documento: 21-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons