Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15432
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luisricardoguedeskelmer.pdf1.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Um estudo de progressão aritmética no ensino médio com uso de uma planilha eletrônica gratuita
Autor(es): Kelmer, Luis Ricardo Guedes
Orientador: Rosa, Valéria Mattos da
Miembros Examinadores: Mazorche, Sandro Rodrigues
Miembros Examinadores: Bastos, Fernando de Souza
Resumo: O conteúdo de progressão aritmética faz parte do currículo da Matemática do Ensino Médio, apresentando-se em várias situações cotidianas que seguem padrões, como por exemplo na matemática financeira e na combinatória. Um dos objetivos gerais do ensino de matemática refere-se à necessidade de interpretar, descrever, representar e argumentar, construindo assim, uma comunicação matemática e fazendo uso de diversas linguagens, estabelecendo relações entre elas e diferentes representações matemáticas. Este trabalho visa abordar o conteúdo de progressão aritmética aplicada ao Ensino Médio com a utilização de uma planilha eletrônica gratuita para trabalhar com questões sobre o assunto.
Resumen : The arithmetic progression content is part of the High School Mathematics curriculum, appearing in several everyday situations that follow patterns, such as financial mathematics and combinatorics. One of the general objectives of teaching mathematics refers to the need to interpret, describe, represent and argue, thus building mathematical communication and making use of different languages, establishing relationships between them and different mathematical representations. This work aims to address the content of arithmetic progression applied to High School using a free spreadsheet to work with questions on the subject.
Palabras clave : Progressão aritmética
Ensino médio
Planilha eletrônica
Arithmetic progression
High school
Electronic spreadsheet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15432
Fecha de publicación : 21-mar-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons