https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15432
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luisricardoguedeskelmer.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Valéria Mattos da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mazorche, Sandro Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Fernando de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Kelmer, Luis Ricardo Guedes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T12:20:39Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22 | - |
dc.date.available | 2023-05-23T12:20:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15432 | - |
dc.description.abstract | The arithmetic progression content is part of the High School Mathematics curriculum, appearing in several everyday situations that follow patterns, such as financial mathematics and combinatorics. One of the general objectives of teaching mathematics refers to the need to interpret, describe, represent and argue, thus building mathematical communication and making use of different languages, establishing relationships between them and different mathematical representations. This work aims to address the content of arithmetic progression applied to High School using a free spreadsheet to work with questions on the subject. | pt_BR |
dc.description.resumo | O conteúdo de progressão aritmética faz parte do currículo da Matemática do Ensino Médio, apresentando-se em várias situações cotidianas que seguem padrões, como por exemplo na matemática financeira e na combinatória. Um dos objetivos gerais do ensino de matemática refere-se à necessidade de interpretar, descrever, representar e argumentar, construindo assim, uma comunicação matemática e fazendo uso de diversas linguagens, estabelecendo relações entre elas e diferentes representações matemáticas. Este trabalho visa abordar o conteúdo de progressão aritmética aplicada ao Ensino Médio com a utilização de uma planilha eletrônica gratuita para trabalhar com questões sobre o assunto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Progressão aritmética | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Planilha eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Arithmetic progression | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Electronic spreadsheet | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Um estudo de progressão aritmética no ensino médio com uso de uma planilha eletrônica gratuita | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License