https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15189
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
queziadillydossantos.pdf | 204.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A autonomia da criança pelo olhar de Maria Montessori |
Autor(es): | Santos, Quézia Dilly |
Primeiro Orientador: | Souza, Maria Zélia Maia |
Membro da banca: | Monteiro, Sandrelena da Silva |
Resumo: | Philipe Ariès (1914-1984) é uma das principais referências para os estudos acerca dos termos criança e infância. Até meados do século XVIII as crianças não eram observadas como tal, pelo contrário, eram consideradas como miniadultos. Ariès contribuiu para o entendimento de que há formas distintas para a compreensão dos dois termos. Portanto, os estudos que seguiram as pistas de Ariès afirmam que a ideia de infância é construção social. Outra referência fundamental para a abordagem dos termos criança e infância é Maria Montessori (1870-1952) que se dedicou exaustivamente a ciência e foi uma das primeiras mulheres a receber o título de Doutora em Roma. Tinha um foco voltado para as crianças e sempre se preocupou com o bem-estar delas. Nesse sentido, objetivo desse trabalho é analisar a autonomia da criança a partir de Maria Montessori. A justificativa da escolha do tema está na abordagem no que Maria Montessori considerou como sendo um dos pilares de seu pensamento educacional. Qual seja: que a própria criança encontre o seu equilíbrio natural levando em conta seus estados emocionais e psicológicos. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Maria Montessori Criança e infância Autonomia da criança |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15189 |
Data do documento: | 16-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons