Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15189
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
queziadillydossantos.pdf204.58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A autonomia da criança pelo olhar de Maria Montessori
Autor(es): Santos, Quézia Dilly
Orientador: Souza, Maria Zélia Maia
Miembros Examinadores: Monteiro, Sandrelena da Silva
Resumo: Philipe Ariès (1914-1984) é uma das principais referências para os estudos acerca dos termos criança e infância. Até meados do século XVIII as crianças não eram observadas como tal, pelo contrário, eram consideradas como miniadultos. Ariès contribuiu para o entendimento de que há formas distintas para a compreensão dos dois termos. Portanto, os estudos que seguiram as pistas de Ariès afirmam que a ideia de infância é construção social. Outra referência fundamental para a abordagem dos termos criança e infância é Maria Montessori (1870-1952) que se dedicou exaustivamente a ciência e foi uma das primeiras mulheres a receber o título de Doutora em Roma. Tinha um foco voltado para as crianças e sempre se preocupou com o bem-estar delas. Nesse sentido, objetivo desse trabalho é analisar a autonomia da criança a partir de Maria Montessori. A justificativa da escolha do tema está na abordagem no que Maria Montessori considerou como sendo um dos pilares de seu pensamento educacional. Qual seja: que a própria criança encontre o seu equilíbrio natural levando em conta seus estados emocionais e psicológicos.
Resumen : -
Palabras clave : Maria Montessori
Criança e infância
Autonomia da criança
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15189
Fecha de publicación : 16-ene-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons