Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15189
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
queziadillydossantos.pdf204.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A autonomia da criança pelo olhar de Maria Montessori
Author: Santos, Quézia Dilly
First Advisor: Souza, Maria Zélia Maia
Referee Member: Monteiro, Sandrelena da Silva
Resumo: Philipe Ariès (1914-1984) é uma das principais referências para os estudos acerca dos termos criança e infância. Até meados do século XVIII as crianças não eram observadas como tal, pelo contrário, eram consideradas como miniadultos. Ariès contribuiu para o entendimento de que há formas distintas para a compreensão dos dois termos. Portanto, os estudos que seguiram as pistas de Ariès afirmam que a ideia de infância é construção social. Outra referência fundamental para a abordagem dos termos criança e infância é Maria Montessori (1870-1952) que se dedicou exaustivamente a ciência e foi uma das primeiras mulheres a receber o título de Doutora em Roma. Tinha um foco voltado para as crianças e sempre se preocupou com o bem-estar delas. Nesse sentido, objetivo desse trabalho é analisar a autonomia da criança a partir de Maria Montessori. A justificativa da escolha do tema está na abordagem no que Maria Montessori considerou como sendo um dos pilares de seu pensamento educacional. Qual seja: que a própria criança encontre o seu equilíbrio natural levando em conta seus estados emocionais e psicológicos.
Abstract: -
Keywords: Maria Montessori
Criança e infância
Autonomia da criança
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15189
Issue Date: 16-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons