Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15129
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camilaoliveiramiranda.pdf210.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conduzindo relações através do respeito mútuo: uma abordagem para a interação adulto-criança pautada na moral da cooperação
Autor(es): Miranda, Camila Oliveira
Primeiro Orientador: Prado, Suzana Lima Vargas
Membro da banca: Monteiro, Sandrelena da Silva
Membro da banca: Ribeiro, Fabiane Bárbara dos Anjos
Resumo: O presente trabalho concentra-se em analisar o papel das relações interindividuais na construção da personalidade no decorrer do desenvolvimento psicoafetivo. O objetivo é caracterizar uma abordagem educacional pautada na moral da cooperação, que conduz as relações através do respeito mútuo em prol da autonomia do sujeito. Para tanto, procedeu-se um estudo bibliográfico qualitativo, que explora a autenticidade dos conceitos em diferentes concepções, as quais compartilham princípios semelhantes e possíveis de serem articulados. Assim, partindo da compreensão de Piaget (1930/1996) de como o desenvolvimento moral molda a conduta humana, foi possível compreender como o adulto educador deve idealizar sua abordagem educacional, utilizando como referência o modo de agir do Estilo Parental Autoritativo (1966) e as estratégias da Disciplina Positiva (2007), dado que ambas concepções se conduzem através das relações por respeito mútuo e fazem da cooperação o meio mais fecundo de educação moral.
Abstract: The present work focuses on analyzing the role of interindividual relationships in the construction of personality during the course of psycho-affective development. The objective is to characterize an educational approach based on the moral of cooperation, which conducts relationships through mutual respect in favor of the subject's autonomy. To this end, a qualitative bibliographic study was carried out, which explores the authenticity of the concepts in different conceptions, which share similar principles and can be articulated. Thus, based on Piaget's (1930/1996) understanding of how moral development shapes human conduct, it was possible to understand how the adult educator should idealize his or her educational approach, using as a reference the authoritative Parenting Style (1966) and the Positive Discipline (2007) strategies, since both conceptions conduct themselves through relationships out of mutual respect and make cooperation the most fruitful means of moral education..
Palavras-chave: Respeito mútuo
Cooperação
Autonomia
Educação moral
Mutual respect
Cooperation
Autonomy
Moral education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15129
Data do documento: 19-Jan-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons