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dc.contributor.advisor1Prado, Suzana Lima Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/2754895922389078pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/6839916101962610pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Fabiane Bárbara dos Anjos-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/1434322458612551pt_BR
dc.creatorMiranda, Camila Oliveira-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T14:33:11Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-02-28T14:33:11Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15129-
dc.description.abstractThe present work focuses on analyzing the role of interindividual relationships in the construction of personality during the course of psycho-affective development. The objective is to characterize an educational approach based on the moral of cooperation, which conducts relationships through mutual respect in favor of the subject's autonomy. To this end, a qualitative bibliographic study was carried out, which explores the authenticity of the concepts in different conceptions, which share similar principles and can be articulated. Thus, based on Piaget's (1930/1996) understanding of how moral development shapes human conduct, it was possible to understand how the adult educator should idealize his or her educational approach, using as a reference the authoritative Parenting Style (1966) and the Positive Discipline (2007) strategies, since both conceptions conduct themselves through relationships out of mutual respect and make cooperation the most fruitful means of moral education..pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho concentra-se em analisar o papel das relações interindividuais na construção da personalidade no decorrer do desenvolvimento psicoafetivo. O objetivo é caracterizar uma abordagem educacional pautada na moral da cooperação, que conduz as relações através do respeito mútuo em prol da autonomia do sujeito. Para tanto, procedeu-se um estudo bibliográfico qualitativo, que explora a autenticidade dos conceitos em diferentes concepções, as quais compartilham princípios semelhantes e possíveis de serem articulados. Assim, partindo da compreensão de Piaget (1930/1996) de como o desenvolvimento moral molda a conduta humana, foi possível compreender como o adulto educador deve idealizar sua abordagem educacional, utilizando como referência o modo de agir do Estilo Parental Autoritativo (1966) e as estratégias da Disciplina Positiva (2007), dado que ambas concepções se conduzem através das relações por respeito mútuo e fazem da cooperação o meio mais fecundo de educação moral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRespeito mútuopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectMutual respectpt_BR
dc.subjectCooperationpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectMoral educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleConduzindo relações através do respeito mútuo: uma abordagem para a interação adulto-criança pautada na moral da cooperaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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