Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15129
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
camilaoliveiramiranda.pdf210.43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Conduzindo relações através do respeito mútuo: uma abordagem para a interação adulto-criança pautada na moral da cooperação
Autor(es): Miranda, Camila Oliveira
Orientador: Prado, Suzana Lima Vargas
Miembros Examinadores: Monteiro, Sandrelena da Silva
Miembros Examinadores: Ribeiro, Fabiane Bárbara dos Anjos
Resumo: O presente trabalho concentra-se em analisar o papel das relações interindividuais na construção da personalidade no decorrer do desenvolvimento psicoafetivo. O objetivo é caracterizar uma abordagem educacional pautada na moral da cooperação, que conduz as relações através do respeito mútuo em prol da autonomia do sujeito. Para tanto, procedeu-se um estudo bibliográfico qualitativo, que explora a autenticidade dos conceitos em diferentes concepções, as quais compartilham princípios semelhantes e possíveis de serem articulados. Assim, partindo da compreensão de Piaget (1930/1996) de como o desenvolvimento moral molda a conduta humana, foi possível compreender como o adulto educador deve idealizar sua abordagem educacional, utilizando como referência o modo de agir do Estilo Parental Autoritativo (1966) e as estratégias da Disciplina Positiva (2007), dado que ambas concepções se conduzem através das relações por respeito mútuo e fazem da cooperação o meio mais fecundo de educação moral.
Resumen : The present work focuses on analyzing the role of interindividual relationships in the construction of personality during the course of psycho-affective development. The objective is to characterize an educational approach based on the moral of cooperation, which conducts relationships through mutual respect in favor of the subject's autonomy. To this end, a qualitative bibliographic study was carried out, which explores the authenticity of the concepts in different conceptions, which share similar principles and can be articulated. Thus, based on Piaget's (1930/1996) understanding of how moral development shapes human conduct, it was possible to understand how the adult educator should idealize his or her educational approach, using as a reference the authoritative Parenting Style (1966) and the Positive Discipline (2007) strategies, since both conceptions conduct themselves through relationships out of mutual respect and make cooperation the most fruitful means of moral education..
Palabras clave : Respeito mútuo
Cooperação
Autonomia
Educação moral
Mutual respect
Cooperation
Autonomy
Moral education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15129
Fecha de publicación : 19-ene-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons