Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
francieleaparecidafirminodias.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pibid alfabetização 2020-2022: um relato de experiência
Autor(es): Dias, Franciele Aparecida Firmino
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Prado, Suzana Lima Vargas
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata-se de um relato de experiência sobre o processo formativo vivenciado no subprojeto Alfabetização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) considerando o contexto pandêmico da COVID-19 enfrentado pelo mundo no período de 2020-2022. O objetivo é registrar e compartilhar um recorte dos aprendizados construídos ao longo da trajetória do programa, por meio dos estudos e interações promovidas entre todo o grupo durante as reuniões virtuais tendo como principal referencial teórico Morais (2012) e Soares (2021), pesquisadores referência no assunto alfabetização no Brasil. Apesar da impossibilidade da proximidade física do ambiente escolar, característica que constitui a essência do PIBID, o subprojeto Alfabetização representou, sobretudo, uma bússola com direcionamentos teóricos e práticos que conferem respaldo para as ações pedagógicas frente ao desafio da alfabetização e letramento em nosso país, enfatizando a importância dessa política pública de parceria entre as universidades e a educação básica para a formação inicial de professoras/es.
Abstract: -
Palavras-chave: Covid-19
Pibid
Alfabetização
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110
Data do documento: 16-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons