https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
francieleaparecidafirminodias.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Pibid alfabetização 2020-2022: um relato de experiência |
Author: | Dias, Franciele Aparecida Firmino |
First Advisor: | Santiago, Mylene Cristina |
Referee Member: | Prado, Suzana Lima Vargas |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso trata-se de um relato de experiência sobre o processo formativo vivenciado no subprojeto Alfabetização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) considerando o contexto pandêmico da COVID-19 enfrentado pelo mundo no período de 2020-2022. O objetivo é registrar e compartilhar um recorte dos aprendizados construídos ao longo da trajetória do programa, por meio dos estudos e interações promovidas entre todo o grupo durante as reuniões virtuais tendo como principal referencial teórico Morais (2012) e Soares (2021), pesquisadores referência no assunto alfabetização no Brasil. Apesar da impossibilidade da proximidade física do ambiente escolar, característica que constitui a essência do PIBID, o subprojeto Alfabetização representou, sobretudo, uma bússola com direcionamentos teóricos e práticos que conferem respaldo para as ações pedagógicas frente ao desafio da alfabetização e letramento em nosso país, enfatizando a importância dessa política pública de parceria entre as universidades e a educação básica para a formação inicial de professoras/es. |
Abstract: | - |
Keywords: | Covid-19 Pibid Alfabetização |
CNPq: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110 |
Issue Date: | 16-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License