https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
francieleaparecidafirminodias.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Suzana Lima Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/2754895922389078 | pt_BR |
dc.creator | Dias, Franciele Aparecida Firmino | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T10:48:26Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14 | - |
dc.date.available | 2023-02-24T10:48:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso trata-se de um relato de experiência sobre o processo formativo vivenciado no subprojeto Alfabetização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) considerando o contexto pandêmico da COVID-19 enfrentado pelo mundo no período de 2020-2022. O objetivo é registrar e compartilhar um recorte dos aprendizados construídos ao longo da trajetória do programa, por meio dos estudos e interações promovidas entre todo o grupo durante as reuniões virtuais tendo como principal referencial teórico Morais (2012) e Soares (2021), pesquisadores referência no assunto alfabetização no Brasil. Apesar da impossibilidade da proximidade física do ambiente escolar, característica que constitui a essência do PIBID, o subprojeto Alfabetização representou, sobretudo, uma bússola com direcionamentos teóricos e práticos que conferem respaldo para as ações pedagógicas frente ao desafio da alfabetização e letramento em nosso país, enfatizando a importância dessa política pública de parceria entre as universidades e a educação básica para a formação inicial de professoras/es. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Pibid | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Pibid alfabetização 2020-2022: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License