Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
francieleaparecidafirminodias.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Suzana Lima Vargas-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/2754895922389078pt_BR
dc.creatorDias, Franciele Aparecida Firmino-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T10:48:26Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-24T10:48:26Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso trata-se de um relato de experiência sobre o processo formativo vivenciado no subprojeto Alfabetização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) considerando o contexto pandêmico da COVID-19 enfrentado pelo mundo no período de 2020-2022. O objetivo é registrar e compartilhar um recorte dos aprendizados construídos ao longo da trajetória do programa, por meio dos estudos e interações promovidas entre todo o grupo durante as reuniões virtuais tendo como principal referencial teórico Morais (2012) e Soares (2021), pesquisadores referência no assunto alfabetização no Brasil. Apesar da impossibilidade da proximidade física do ambiente escolar, característica que constitui a essência do PIBID, o subprojeto Alfabetização representou, sobretudo, uma bússola com direcionamentos teóricos e práticos que conferem respaldo para as ações pedagógicas frente ao desafio da alfabetização e letramento em nosso país, enfatizando a importância dessa política pública de parceria entre as universidades e a educação básica para a formação inicial de professoras/es.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePibid alfabetização 2020-2022: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons