Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
francieleaparecidafirminodias.pdf1.56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Pibid alfabetização 2020-2022: um relato de experiência
Autor(es): Dias, Franciele Aparecida Firmino
Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Miembros Examinadores: Prado, Suzana Lima Vargas
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata-se de um relato de experiência sobre o processo formativo vivenciado no subprojeto Alfabetização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) considerando o contexto pandêmico da COVID-19 enfrentado pelo mundo no período de 2020-2022. O objetivo é registrar e compartilhar um recorte dos aprendizados construídos ao longo da trajetória do programa, por meio dos estudos e interações promovidas entre todo o grupo durante as reuniões virtuais tendo como principal referencial teórico Morais (2012) e Soares (2021), pesquisadores referência no assunto alfabetização no Brasil. Apesar da impossibilidade da proximidade física do ambiente escolar, característica que constitui a essência do PIBID, o subprojeto Alfabetização representou, sobretudo, uma bússola com direcionamentos teóricos e práticos que conferem respaldo para as ações pedagógicas frente ao desafio da alfabetização e letramento em nosso país, enfatizando a importância dessa política pública de parceria entre as universidades e a educação básica para a formação inicial de professoras/es.
Resumen : -
Palabras clave : Covid-19
Pibid
Alfabetização
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15110
Fecha de publicación : 16-ago-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons