Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sabrinamoreiralopes.pdf247.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As analogias e metáforas que coordenam a concepção de afetividade em Henri Wallon
Autor(es): Lopes, Sabrina Moreira
Primeiro Orientador: Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo
Membro da banca: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Resumo: Neste artigo, o leitor encontrará uma análise retórica do discurso de Henri Wallon presente em seu livro A evolução psicológica da criança (1981/1941). A presença da afetividade no contexto escolar se mostra cada vez mais importante, atualmente, diante do automatismo que tem tomado as salas de aula. Neste artigo, portanto, nosso objetivo foi descobrir como Wallon usou da persuasão para convencer seus leitores sobre a importância da afetividade, não só acerca do conteúdo escolar, mas para a vida toda, recorrendo a metáforas e analogias, que reforçam sua argumentação a respeito do valor pedagógico exercido pela afetividade. O caminho percorrido se iniciou na pesquisa de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia de instituições públicas federais e estaduais a fim saber como os formandos estavam descrevendo a afetividade por si mesmos, posteriormente trouxemos para esse trabalho o que é a Retórica e por fim analisamos o discurso de Henri Wallon.
Abstract: -
Palavras-chave: Afetividade
Henri Wallon
Analogia
Metáfora
Retórica
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
Data do documento: 15-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons