https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sabrinamoreiralopes.pdf | 247.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/3807644912805450 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/0224301047354520 | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Sabrina Moreira | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T12:06:14Z | - |
dc.date.available | 2022-08-15 | - |
dc.date.available | 2023-02-14T12:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, o leitor encontrará uma análise retórica do discurso de Henri Wallon presente em seu livro A evolução psicológica da criança (1981/1941). A presença da afetividade no contexto escolar se mostra cada vez mais importante, atualmente, diante do automatismo que tem tomado as salas de aula. Neste artigo, portanto, nosso objetivo foi descobrir como Wallon usou da persuasão para convencer seus leitores sobre a importância da afetividade, não só acerca do conteúdo escolar, mas para a vida toda, recorrendo a metáforas e analogias, que reforçam sua argumentação a respeito do valor pedagógico exercido pela afetividade. O caminho percorrido se iniciou na pesquisa de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia de instituições públicas federais e estaduais a fim saber como os formandos estavam descrevendo a afetividade por si mesmos, posteriormente trouxemos para esse trabalho o que é a Retórica e por fim analisamos o discurso de Henri Wallon. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Henri Wallon | pt_BR |
dc.subject | Analogia | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Retórica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | As analogias e metáforas que coordenam a concepção de afetividade em Henri Wallon | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License