Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
sabrinamoreiralopes.pdf247.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As analogias e metáforas que coordenam a concepção de afetividade em Henri Wallon
Autor(es): Lopes, Sabrina Moreira
Orientador: Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo
Miembros Examinadores: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Resumo: Neste artigo, o leitor encontrará uma análise retórica do discurso de Henri Wallon presente em seu livro A evolução psicológica da criança (1981/1941). A presença da afetividade no contexto escolar se mostra cada vez mais importante, atualmente, diante do automatismo que tem tomado as salas de aula. Neste artigo, portanto, nosso objetivo foi descobrir como Wallon usou da persuasão para convencer seus leitores sobre a importância da afetividade, não só acerca do conteúdo escolar, mas para a vida toda, recorrendo a metáforas e analogias, que reforçam sua argumentação a respeito do valor pedagógico exercido pela afetividade. O caminho percorrido se iniciou na pesquisa de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia de instituições públicas federais e estaduais a fim saber como os formandos estavam descrevendo a afetividade por si mesmos, posteriormente trouxemos para esse trabalho o que é a Retórica e por fim analisamos o discurso de Henri Wallon.
Resumen : -
Palabras clave : Afetividade
Henri Wallon
Analogia
Metáfora
Retórica
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
Fecha de publicación : 15-ago-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons