https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
sabrinamoreiralopes.pdf | 247.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As analogias e metáforas que coordenam a concepção de afetividade em Henri Wallon |
Autor(es): | Lopes, Sabrina Moreira |
Orientador: | Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo |
Miembros Examinadores: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Resumo: | Neste artigo, o leitor encontrará uma análise retórica do discurso de Henri Wallon presente em seu livro A evolução psicológica da criança (1981/1941). A presença da afetividade no contexto escolar se mostra cada vez mais importante, atualmente, diante do automatismo que tem tomado as salas de aula. Neste artigo, portanto, nosso objetivo foi descobrir como Wallon usou da persuasão para convencer seus leitores sobre a importância da afetividade, não só acerca do conteúdo escolar, mas para a vida toda, recorrendo a metáforas e analogias, que reforçam sua argumentação a respeito do valor pedagógico exercido pela afetividade. O caminho percorrido se iniciou na pesquisa de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia de instituições públicas federais e estaduais a fim saber como os formandos estavam descrevendo a afetividade por si mesmos, posteriormente trouxemos para esse trabalho o que é a Retórica e por fim analisamos o discurso de Henri Wallon. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Afetividade Henri Wallon Analogia Metáfora Retórica |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077 |
Fecha de publicación : | 15-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons