Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sabrinamoreiralopes.pdf247.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As analogias e metáforas que coordenam a concepção de afetividade em Henri Wallon
Author: Lopes, Sabrina Moreira
First Advisor: Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo
Referee Member: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Resumo: Neste artigo, o leitor encontrará uma análise retórica do discurso de Henri Wallon presente em seu livro A evolução psicológica da criança (1981/1941). A presença da afetividade no contexto escolar se mostra cada vez mais importante, atualmente, diante do automatismo que tem tomado as salas de aula. Neste artigo, portanto, nosso objetivo foi descobrir como Wallon usou da persuasão para convencer seus leitores sobre a importância da afetividade, não só acerca do conteúdo escolar, mas para a vida toda, recorrendo a metáforas e analogias, que reforçam sua argumentação a respeito do valor pedagógico exercido pela afetividade. O caminho percorrido se iniciou na pesquisa de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia de instituições públicas federais e estaduais a fim saber como os formandos estavam descrevendo a afetividade por si mesmos, posteriormente trouxemos para esse trabalho o que é a Retórica e por fim analisamos o discurso de Henri Wallon.
Abstract: -
Keywords: Afetividade
Henri Wallon
Analogia
Metáfora
Retórica
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15077
Issue Date: 15-Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons