Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leticiadealmeidafernandes.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A esfera tem um lado, pois é tudo que ela tem: concepções de matemática em desnaturalização
Autor(es): Fernandes, Letícia de Almeida
Primeiro Orientador: Gomes, Giovani Cammarota
Membro da banca: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Resumo: A partir de uma inquietação acerca das concepções matemáticas que envolvem a escola com seus conceitos abstratos, o presente trabalho visa experimentar, através de uma pesquisa cartográfica, a aprendizagem por meio da problematização e investigação matemática. Foram propostas duas atividades: uma no campo numérico e outra no campo geométrico para duas crianças de nove anos. Com as produções das crianças nas atividades foi possível problematizar as atitudes naturalizadas em torno de uma concepção matemática como um conhecimento preexistente e discutir como dar passagem ao conhecimento como construção humana.
Abstract: -
Palavras-chave: Matemática como produção humana
Educação matemática
Concepções de matemática
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
Data do documento: 16-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons