Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
leticiadealmeidafernandes.pdf1.77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A esfera tem um lado, pois é tudo que ela tem: concepções de matemática em desnaturalização
Autor(es): Fernandes, Letícia de Almeida
Orientador: Gomes, Giovani Cammarota
Miembros Examinadores: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Resumo: A partir de uma inquietação acerca das concepções matemáticas que envolvem a escola com seus conceitos abstratos, o presente trabalho visa experimentar, através de uma pesquisa cartográfica, a aprendizagem por meio da problematização e investigação matemática. Foram propostas duas atividades: uma no campo numérico e outra no campo geométrico para duas crianças de nove anos. Com as produções das crianças nas atividades foi possível problematizar as atitudes naturalizadas em torno de uma concepção matemática como um conhecimento preexistente e discutir como dar passagem ao conhecimento como construção humana.
Resumen : -
Palabras clave : Matemática como produção humana
Educação matemática
Concepções de matemática
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
Fecha de publicación : 16-ago-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons