https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leticiadealmeidafernandes.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Giovani Cammarota | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/1076474122502351 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/4274506721568436 | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Letícia de Almeida | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T15:32:29Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16 | - |
dc.date.available | 2023-02-13T15:32:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de uma inquietação acerca das concepções matemáticas que envolvem a escola com seus conceitos abstratos, o presente trabalho visa experimentar, através de uma pesquisa cartográfica, a aprendizagem por meio da problematização e investigação matemática. Foram propostas duas atividades: uma no campo numérico e outra no campo geométrico para duas crianças de nove anos. Com as produções das crianças nas atividades foi possível problematizar as atitudes naturalizadas em torno de uma concepção matemática como um conhecimento preexistente e discutir como dar passagem ao conhecimento como construção humana. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática como produção humana | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Concepções de matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A esfera tem um lado, pois é tudo que ela tem: concepções de matemática em desnaturalização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License