Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiadealmeidafernandes.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gomes, Giovani Cammarota-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/1076474122502351pt_BR
dc.contributor.referee1Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/4274506721568436pt_BR
dc.creatorFernandes, Letícia de Almeida-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T15:32:29Z-
dc.date.available2022-08-16-
dc.date.available2023-02-13T15:32:29Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma inquietação acerca das concepções matemáticas que envolvem a escola com seus conceitos abstratos, o presente trabalho visa experimentar, através de uma pesquisa cartográfica, a aprendizagem por meio da problematização e investigação matemática. Foram propostas duas atividades: uma no campo numérico e outra no campo geométrico para duas crianças de nove anos. Com as produções das crianças nas atividades foi possível problematizar as atitudes naturalizadas em torno de uma concepção matemática como um conhecimento preexistente e discutir como dar passagem ao conhecimento como construção humana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMatemática como produção humanapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectConcepções de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA esfera tem um lado, pois é tudo que ela tem: concepções de matemática em desnaturalizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons