Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiadealmeidafernandes.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A esfera tem um lado, pois é tudo que ela tem: concepções de matemática em desnaturalização
Author: Fernandes, Letícia de Almeida
First Advisor: Gomes, Giovani Cammarota
Referee Member: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Resumo: A partir de uma inquietação acerca das concepções matemáticas que envolvem a escola com seus conceitos abstratos, o presente trabalho visa experimentar, através de uma pesquisa cartográfica, a aprendizagem por meio da problematização e investigação matemática. Foram propostas duas atividades: uma no campo numérico e outra no campo geométrico para duas crianças de nove anos. Com as produções das crianças nas atividades foi possível problematizar as atitudes naturalizadas em torno de uma concepção matemática como um conhecimento preexistente e discutir como dar passagem ao conhecimento como construção humana.
Abstract: -
Keywords: Matemática como produção humana
Educação matemática
Concepções de matemática
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15075
Issue Date: 16-Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons