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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Esporte e a socioeducação: abordagem histórico-social e a potencialidade das práticas esportivas no cumprimento das medidas socioeducativas
Autor(es): Lanna, Letícia Miranda
Primeiro Orientador: Santos, Braulio de Magalhães
Membro da banca: Lopes, Simone Cristine Araújo
Membro da banca: Cardoso, Karen Brasileiro
Resumo: Nesse trabalho se propõe uma análise compreensiva e crítica do esporte com suas múltiplas possibilidades e funções na ação com jovens em cumprimento de medida socioeducativa de restrição e privação de liberdade. Situando o esporte na previsão legislativa, reconhece a sua posição de direito a ser promovido e assegurado, assim como a repercussão nas políticas implementadas atualmente no sistema Socioeducativo. Para tanto, foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória, no que diz respeito ao contexto da socioeducação e a importância da prática esportiva, materializando-se em uma pesquisa qualitativa, conformada no final por uma análise crítica referente à posição do esporte como um potencial instrumento no processo socioeducativo. Estas perspectivas evidenciaram que o esporte não é devidamente explorado e que não tem tido o uso potencializado como poderia ser na ressignificação de modos e projetos de vida dos jovens, como um componente ético, moral e valorativo que possa proporcionar mudanças na socioeducação e capaz de embasar políticas públicas em uma perspectiva pedagógica.
Abstract: This study proposes a comprehensive and critical analysis of sports with its several possibilities and roles in action with young people enforced in a social-educational measure with restrict and deprivation of freedom. Establishing sports in legislative foreknowledge, it is recognized its position of right to be promoted and ensured, as well as the repercussion in the currently policies implemented in the socio-educational system. Therefore, a descriptive and exploratory methodology was used, with regard to the context of socio-education and the importance of sports practice, materializing in a qualitative research, concluded at the end by a critical analysis regarding the position of sports as a potential instrument in the socio-educational process. This perspectives brought to light that sports are not being explored properly and it is not being potentially used as it could be in the resignification of the lifestyle and life projects of young people, as an ethical, moral and evaluative component that can provide changes in the socio- education and capable of grounding public policies in an educational perspective.
Palavras-chave: Esporte
Sistema socioeducativo
Eixo
Adolescente
Potencial
Sport
Socio-educational system
Axle
Adolescent
Potential
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13911
Data do documento: 22-Fev-2022
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