Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13911
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiamirandalanna.pdf998.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Braulio de Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1838520723773330pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Simone Cristine Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562736145775574pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Karen Brasileiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorLanna, Letícia Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221087363736199pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T20:01:04Z-
dc.date.available2022-03-10-
dc.date.available2022-03-15T20:01:04Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13911-
dc.description.abstractThis study proposes a comprehensive and critical analysis of sports with its several possibilities and roles in action with young people enforced in a social-educational measure with restrict and deprivation of freedom. Establishing sports in legislative foreknowledge, it is recognized its position of right to be promoted and ensured, as well as the repercussion in the currently policies implemented in the socio-educational system. Therefore, a descriptive and exploratory methodology was used, with regard to the context of socio-education and the importance of sports practice, materializing in a qualitative research, concluded at the end by a critical analysis regarding the position of sports as a potential instrument in the socio-educational process. This perspectives brought to light that sports are not being explored properly and it is not being potentially used as it could be in the resignification of the lifestyle and life projects of young people, as an ethical, moral and evaluative component that can provide changes in the socio- education and capable of grounding public policies in an educational perspective.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho se propõe uma análise compreensiva e crítica do esporte com suas múltiplas possibilidades e funções na ação com jovens em cumprimento de medida socioeducativa de restrição e privação de liberdade. Situando o esporte na previsão legislativa, reconhece a sua posição de direito a ser promovido e assegurado, assim como a repercussão nas políticas implementadas atualmente no sistema Socioeducativo. Para tanto, foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória, no que diz respeito ao contexto da socioeducação e a importância da prática esportiva, materializando-se em uma pesquisa qualitativa, conformada no final por uma análise crítica referente à posição do esporte como um potencial instrumento no processo socioeducativo. Estas perspectivas evidenciaram que o esporte não é devidamente explorado e que não tem tido o uso potencializado como poderia ser na ressignificação de modos e projetos de vida dos jovens, como um componente ético, moral e valorativo que possa proporcionar mudanças na socioeducação e capaz de embasar políticas públicas em uma perspectiva pedagógica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectSistema socioeducativopt_BR
dc.subjectEixopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectPotencialpt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectSocio-educational systempt_BR
dc.subjectAxlept_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectPotentialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleEsporte e a socioeducação: abordagem histórico-social e a potencialidade das práticas esportivas no cumprimento das medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Direito - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons