Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvaniadecastroduriguetto.pdfPDF/A845.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
silvaniadecastroduriguetto-produtoeducacional.pdfPDF/A290.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira escolar: a noção de investimento no ensino médio
Autor(es): Duriguêtto, Silvânia de Castro
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Membro da banca: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: Nossa pesquisa visou desenvolver uma investigação sobre Investimentos e elaborar um conjunto de tarefas para utilização em salas de aula de matemática do ensino médio. O propósito é conscientizar e preparar os alunos diante de situações que envolvam alguma decisão sobre investimentos, seja financeiro ou cultural. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa de investigação, referenciadas teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), sob a perspectiva Vygotsky, que incentivem a produção de significados para os alunos. O produto educacional, elaborado a partir dessa investigação, é uma proposta de tarefas sobre investimentos direcionada a alunos do 3° ano do Ensino Médio.
Abstract: Our research aimed to develop research on Investments and develop a set of tasks for use in high school mathematics classrooms. The purpose is to raise awareness and prepare students in situations that involve some decisions about investments, whether financial or cultural. The research is characterized by a qualitative approach of investigation, theoretically referenced in the Semantic Fields Model (SFM), from the Vygotsky perspective, which encourages the production of meanings for students. The educational product, elaborated from this research, is a proposal of tasks on investments directed to students of the 3rd year of high school.
Palavras-chave: Educação financeira escolar
Investimentos
Investimento cultural
Investimento financeiro
School financial education
Investments
Cultural Investment
Financial investment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00335
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700
Data do documento: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons