https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silvaniadecastroduriguetto.pdf | PDF/A | 845.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
silvaniadecastroduriguetto-produtoeducacional.pdf | PDF/A | 290.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4205648131746032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Rosana de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Reginaldo Fernando | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6592343865729395 | pt_BR |
dc.creator | Duriguêtto, Silvânia de Castro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2076418139199002 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-24T14:52:12Z | - |
dc.date.available | 2022-01-10 | - |
dc.date.available | 2022-01-24T14:52:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00335 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700 | - |
dc.description.abstract | Our research aimed to develop research on Investments and develop a set of tasks for use in high school mathematics classrooms. The purpose is to raise awareness and prepare students in situations that involve some decisions about investments, whether financial or cultural. The research is characterized by a qualitative approach of investigation, theoretically referenced in the Semantic Fields Model (SFM), from the Vygotsky perspective, which encourages the production of meanings for students. The educational product, elaborated from this research, is a proposal of tasks on investments directed to students of the 3rd year of high school. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nossa pesquisa visou desenvolver uma investigação sobre Investimentos e elaborar um conjunto de tarefas para utilização em salas de aula de matemática do ensino médio. O propósito é conscientizar e preparar os alunos diante de situações que envolvam alguma decisão sobre investimentos, seja financeiro ou cultural. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa de investigação, referenciadas teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), sob a perspectiva Vygotsky, que incentivem a produção de significados para os alunos. O produto educacional, elaborado a partir dessa investigação, é uma proposta de tarefas sobre investimentos direcionada a alunos do 3° ano do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Investimento cultural | pt_BR |
dc.subject | Investimento financeiro | pt_BR |
dc.subject | School financial education | pt_BR |
dc.subject | Investments | pt_BR |
dc.subject | Cultural Investment | pt_BR |
dc.subject | Financial investment | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Educação financeira escolar: a noção de investimento no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License