Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silvaniadecastroduriguetto.pdfPDF/A845.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
silvaniadecastroduriguetto-produtoeducacional.pdfPDF/A290.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.creatorDuriguêtto, Silvânia de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076418139199002pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-24T14:52:12Z-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-24T14:52:12Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00335-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700-
dc.description.abstractOur research aimed to develop research on Investments and develop a set of tasks for use in high school mathematics classrooms. The purpose is to raise awareness and prepare students in situations that involve some decisions about investments, whether financial or cultural. The research is characterized by a qualitative approach of investigation, theoretically referenced in the Semantic Fields Model (SFM), from the Vygotsky perspective, which encourages the production of meanings for students. The educational product, elaborated from this research, is a proposal of tasks on investments directed to students of the 3rd year of high school.pt_BR
dc.description.resumoNossa pesquisa visou desenvolver uma investigação sobre Investimentos e elaborar um conjunto de tarefas para utilização em salas de aula de matemática do ensino médio. O propósito é conscientizar e preparar os alunos diante de situações que envolvam alguma decisão sobre investimentos, seja financeiro ou cultural. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa de investigação, referenciadas teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), sob a perspectiva Vygotsky, que incentivem a produção de significados para os alunos. O produto educacional, elaborado a partir dessa investigação, é uma proposta de tarefas sobre investimentos direcionada a alunos do 3° ano do Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectInvestimento culturalpt_BR
dc.subjectInvestimento financeiropt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectInvestmentspt_BR
dc.subjectCultural Investmentpt_BR
dc.subjectFinancial investmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar: a noção de investimento no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons