Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
silvaniadecastroduriguetto.pdfPDF/A845.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
silvaniadecastroduriguetto-produtoeducacional.pdfPDF/A290.43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Educação financeira escolar: a noção de investimento no ensino médio
Autor(es): Duriguêtto, Silvânia de Castro
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Oliveira, Rosana de
Miembros Examinadores: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: Nossa pesquisa visou desenvolver uma investigação sobre Investimentos e elaborar um conjunto de tarefas para utilização em salas de aula de matemática do ensino médio. O propósito é conscientizar e preparar os alunos diante de situações que envolvam alguma decisão sobre investimentos, seja financeiro ou cultural. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa de investigação, referenciadas teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), sob a perspectiva Vygotsky, que incentivem a produção de significados para os alunos. O produto educacional, elaborado a partir dessa investigação, é uma proposta de tarefas sobre investimentos direcionada a alunos do 3° ano do Ensino Médio.
Resumen : Our research aimed to develop research on Investments and develop a set of tasks for use in high school mathematics classrooms. The purpose is to raise awareness and prepare students in situations that involve some decisions about investments, whether financial or cultural. The research is characterized by a qualitative approach of investigation, theoretically referenced in the Semantic Fields Model (SFM), from the Vygotsky perspective, which encourages the production of meanings for students. The educational product, elaborated from this research, is a proposal of tasks on investments directed to students of the 3rd year of high school.
Palabras clave : Educação financeira escolar
Investimentos
Investimento cultural
Investimento financeiro
School financial education
Investments
Cultural Investment
Financial investment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00335
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13700
Fecha de publicación : 31-may-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons