https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
julianagonçalvestolentino.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Formação Docente |
Título : | Por uma linguagem sociológica escolar do cotidiano: reflexões teóricopráticas-afetivas de uma professora em início de carreira |
Autor(es): | Tolentino, Juliana Gonçalves |
Orientador: | Silva, Júlio César de Paula e |
Miembros Examinadores: | Silva, Júlio César de Paula e |
Miembros Examinadores: | Gonçalves, Sheila Cristina |
Miembros Examinadores: | Moreira, Giselle Moraes |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Resumo: | Este Trabalho de Formação Docente tem como objetivo descrever as práticas e reflexões construídas ao longo da minha trajetória no Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para isso, conjugo memórias pré-profissionais com as experiências desenvolvidas ao longo da minha atuação como professora residente de Sociologia no Colégio de Aplicação João XXIII. A partir do método cartográfico, busquei evidenciar como questões das nossas biografias podem se articular como uma fonte potente para a construção de uma educação dialógica e aberta às questões do cotidiano que atravessam a escola. Por fim, apresento como a Sociologia e a Residência Docente são caminhos de formação tanto para a carreira docente como no sentido de uma educação para a vida. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Educação Básica Ensino de Sociologia Memórias Residência Docente Saberes do Cotidiano |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629 |
Fecha de publicación : | 26-ago-2021 |
Aparece en las colecciones: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons