Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
julianagonçalvestolentino.pdf1.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Formação Docente
Título : Por uma linguagem sociológica escolar do cotidiano: reflexões teóricopráticas-afetivas de uma professora em início de carreira
Autor(es): Tolentino, Juliana Gonçalves
Orientador: Silva, Júlio César de Paula e
Miembros Examinadores: Silva, Júlio César de Paula e
Miembros Examinadores: Gonçalves, Sheila Cristina
Miembros Examinadores: Moreira, Giselle Moraes
Miembros Examinadores: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Resumo: Este Trabalho de Formação Docente tem como objetivo descrever as práticas e reflexões construídas ao longo da minha trajetória no Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para isso, conjugo memórias pré-profissionais com as experiências desenvolvidas ao longo da minha atuação como professora residente de Sociologia no Colégio de Aplicação João XXIII. A partir do método cartográfico, busquei evidenciar como questões das nossas biografias podem se articular como uma fonte potente para a construção de uma educação dialógica e aberta às questões do cotidiano que atravessam a escola. Por fim, apresento como a Sociologia e a Residência Docente são caminhos de formação tanto para a carreira docente como no sentido de uma educação para a vida.
Resumen : -
Palabras clave : Educação Básica
Ensino de Sociologia
Memórias
Residência Docente
Saberes do Cotidiano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Colégio de Aplicação João XXIII
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629
Fecha de publicación : 26-ago-2021
Aparece en las colecciones: TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons