https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
julianagonçalvestolentino.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Formação Docente |
Title: | Por uma linguagem sociológica escolar do cotidiano: reflexões teóricopráticas-afetivas de uma professora em início de carreira |
Author: | Tolentino, Juliana Gonçalves |
First Advisor: | Silva, Júlio César de Paula e |
Referee Member: | Silva, Júlio César de Paula e |
Referee Member: | Gonçalves, Sheila Cristina |
Referee Member: | Moreira, Giselle Moraes |
Referee Member: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Resumo: | Este Trabalho de Formação Docente tem como objetivo descrever as práticas e reflexões construídas ao longo da minha trajetória no Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para isso, conjugo memórias pré-profissionais com as experiências desenvolvidas ao longo da minha atuação como professora residente de Sociologia no Colégio de Aplicação João XXIII. A partir do método cartográfico, busquei evidenciar como questões das nossas biografias podem se articular como uma fonte potente para a construção de uma educação dialógica e aberta às questões do cotidiano que atravessam a escola. Por fim, apresento como a Sociologia e a Residência Docente são caminhos de formação tanto para a carreira docente como no sentido de uma educação para a vida. |
Abstract: | - |
Keywords: | Educação Básica Ensino de Sociologia Memórias Residência Docente Saberes do Cotidiano |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629 |
Issue Date: | 26-Aug-2021 |
Appears in Collections: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
This item is licensed under a Creative Commons License