https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
julianagonçalvestolentino.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Júlio César de Paula e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2814371591141076 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Júlio César de Paula e | - |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Sheila Cristina | - |
dc.contributor.referee3 | Moreira, Giselle Moraes | - |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de | - |
dc.creator | Tolentino, Juliana Gonçalves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5742586698664563 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T19:09:05Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28 | - |
dc.date.available | 2021-11-26T19:09:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Formação Docente tem como objetivo descrever as práticas e reflexões construídas ao longo da minha trajetória no Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para isso, conjugo memórias pré-profissionais com as experiências desenvolvidas ao longo da minha atuação como professora residente de Sociologia no Colégio de Aplicação João XXIII. A partir do método cartográfico, busquei evidenciar como questões das nossas biografias podem se articular como uma fonte potente para a construção de uma educação dialógica e aberta às questões do cotidiano que atravessam a escola. Por fim, apresento como a Sociologia e a Residência Docente são caminhos de formação tanto para a carreira docente como no sentido de uma educação para a vida. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Colégio de Aplicação João XXIII | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Residência Docente | pt_BR |
dc.subject | Saberes do Cotidiano | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Por uma linguagem sociológica escolar do cotidiano: reflexões teóricopráticas-afetivas de uma professora em início de carreira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Formação Docente | pt_BR |
Appears in Collections: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
This item is licensed under a Creative Commons License