Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianagonçalvestolentino.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Formação Docente
Title: Por uma linguagem sociológica escolar do cotidiano: reflexões teóricopráticas-afetivas de uma professora em início de carreira
Author: Tolentino, Juliana Gonçalves
First Advisor: Silva, Júlio César de Paula e
Referee Member: Silva, Júlio César de Paula e
Referee Member: Gonçalves, Sheila Cristina
Referee Member: Moreira, Giselle Moraes
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Resumo: Este Trabalho de Formação Docente tem como objetivo descrever as práticas e reflexões construídas ao longo da minha trajetória no Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para isso, conjugo memórias pré-profissionais com as experiências desenvolvidas ao longo da minha atuação como professora residente de Sociologia no Colégio de Aplicação João XXIII. A partir do método cartográfico, busquei evidenciar como questões das nossas biografias podem se articular como uma fonte potente para a construção de uma educação dialógica e aberta às questões do cotidiano que atravessam a escola. Por fim, apresento como a Sociologia e a Residência Docente são caminhos de formação tanto para a carreira docente como no sentido de uma educação para a vida.
Abstract: -
Keywords: Educação Básica
Ensino de Sociologia
Memórias
Residência Docente
Saberes do Cotidiano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Colégio de Aplicação João XXIII
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13629
Issue Date: 26-Aug-2021
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons