Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13618
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nathalialarsen.pdfPDF/A840.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: “Para ser outra coisa para além do que vimos sendo”: reflexões sobre o ensino de projeto arquitetônico no âmbito do patrimônio cultural
Autor(es): Larsen, Nathalia
Primeiro Orientador: Olender, Marcos
Membro da banca: Carsalade, Flávio de Lemos
Membro da banca: Magalhães, Tânia Guedes
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de ensino de projeto no âmbito do património cultural na graduação de Arquitetura e Urbanismo, permitindo uma aproximação com o currículo, com a didática e métodos adotadas nas aulas-ateliês, estratégia pedagógica do ensino de projeto. O estudo de caso se deu na FAU-UFJF. As análises exploratórias ocorreram a partir da observação e anotações no Diário de Bordo, cadernos que atravessam a pesquisa e aportam ao trabalho experiências anteriores que funcionam como termômetro das análises. Os resultados indicam a necessidade de uma mudança de paradigma nas aulas de projeto. Concluímos que a herança cultural é o carro chefe desse processo.
Abstract: The research has as general objective to analyze the teaching of design practices in the scope of cultural heritage in Architecture and Urbanism during graduation, allowing an approximation of the pedagogical strategy of design teaching with the syllabus didactics and methods adopted in the “classes-ateliers and the pedagogical strategy of design teaching. The Case Study took place at FAU-UFJF. The exploratory analysis was carried out based on observation and notes in the Logbook, notebooks that crosses the research and brings to the dissertation previous experiences that work as a thermometer for the analysis. The results point to the need for a paradigm shift in design classes and we conclude that cultural heritage is the flagship of this process
Palavras-chave: Patrimônio cultural e herança cultural
Ensino e formação
Estratégias didáticas para aula-atelie
Architecture and cultural heritage
Teaching and training
Didatic strategies for classroom-atelie
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00290
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13618
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons